09/05/2022

5 Virtudes de São José que Todo Católico Deve Praticar.

Iniciando o mês vocacional, neste ano dedicado a São José, recordamos deste grande santo da Igreja e as virtudes que adornou o seu humilde e casto coração.

Todo cristão tem como vocação a santidade, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica:

2013. «Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» (68). Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48).
E para cumprimos a vontade de Deus com maior amor e dedicação meditaremos sobre a vida de São José. Confira agora as 5 virtudes do castíssimo esposo da Virgem Maria que devemos praticar em nossa vida.

 

Imagem 5 virtudes de São José que todo católico deve praticar.

 

1 – Silêncio

Não há nas sagradas escrituras uma única palavra de São José. Este silêncio de São José é muito eloquente. Nos ensina uma atitude fundamental para entrar em oração profunda: o silêncio. Se somos constantemente bombardeados por barulhos, então é impossível ouvir a Palavra de Deus, o Espírito Santo que fala conosco na suave brisa do silêncio. Também o silêncio de São José nos ensina a importância do exemplo. Devemos provar nossa autenticidade por palavras, mas também por nossas ações. São José ensinou ao mundo pelo caminho sagrado que viveu. Que ele seja um exemplo para nós.

2 – Oração

São José era um homem de oração. Que papel extraordinário ele desempenhou na história da salvação. Ele era o esposo de Maria, a Mãe de Deus, e também o pai adotivo de Jesus, o Filho do Deus vivo. São José realmente ensinou Jesus a falar e se dirigir a Deus como “Abba” - o que significa “Papai”. Em certo sentido, São José ensinou Jesus a usar palavras humanas para falar com o Pai Celestial - isso é oração. Portanto, se São José ensinou Jesus a orar, o quanto ele poderia me ensinar a orar se eu simplesmente pedisse sua ajuda. Comece agora: São José, ensina-me a rezar!

3 – Coragem

Numa sociedade em que demasiados homens se esquivam das obrigações para com as esposas, filhos e família e recorrem aos vícios e a vida fácil, quando confrontados com as dificuldades, São José brilha como modelo de coragem e fortaleza. Ele viajou muitos quilômetros no frio e no vento, apenas para encontrar rejeição.

Ele encontrou refúgio em um abrigo de animais para o nascimento de Jesus. Ele levantou-se cedo para fugir para o Egito, salvando o Menino Jesus das ameaças cruéis e assassinas do rei Herodes. Diante de tantas dificuldades, São José se ergueu e enfrentou os obstáculos com coragem viril. Que os homens da geração atual elevem o olhar ao homem de Deus amável e o mais corajoso: o bom São José.

4- Provedor e protetor

São José protegeu e proveu a Sagrada Família. Ele era um trabalhador esforçado - exercendo o ofício de carpinteiro. Ele ganhou o pão que fez com o suor da testa. Ele pensava não em si mesmo, mas em como poderia prover e proteger da melhor forma a família que Deus havia confiado aos seus cuidados. Imploremos ao bom São José que providencie e proteja nossa vida espiritual.

5 – Verdadeiro devoto da Virgem Maria

Para chegar a uma devoção verdadeira e autêntica a Maria, o bom São José pode servir de uma ponte poderosa. Além do próprio Jesus, ninguém na terra conheceu, compreendeu, acalentou e amou mais a Santíssima Virgem Maria do que o bom São José.

Dirija-se ao Bom São José e implore-lhe a graça de um maior conhecimento e amor a Maria, sua amada esposa. Sua devoção a Maria dará um grande salto! A seguir, dirija-se a São José e implore-lhe a graça do conhecimento íntimo de Jesus, para que ame Jesus mais ardentemente e o siga mais de perto. Além de Maria, ninguém conhecia Jesus melhor na terra do que o bom São José.

 

Peça a graça de praticar todas as virtudes do Glorioso São José e veja sua vida sendo transformada pela vontade do Senhor.

 

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.